single-image

Opinião sobre Estatísticas de BRC nos países de expressão portuguesa

Olá a todos!
No video que expliquei como pesquisar no diretório, disse-vos que era possível obter informações pertinentes.

Fiz um ficheiro onde compilei algumas das minhas pesquisas tendo como referência os países de expressão portuguesa. Vou atualizar este ficheiro pelo menos uma vez por mês.

Por exemplo, quando fiz pesquisa verifiquei que em Portugal existem 187 empresas certificadas em BRCGS, e que dessas 143 no BRC Food. Fiquei bastante admirada visto Portugal ser um país tão pequeno. Mas em comparação com a nossa vizinha Espanha estamos a anos-luz. Por exemplo, no total existem 1999 empresas certificadas e 1639 no BRC Food. É claro que podemos raciocinar que Espanha é muito maior que Portugal e por isso é que existem muito mais empresas. Mas será só essa a razão? Terá haver com a dimensão das nossas empresas, com a falta de investimento na segurança alimentar, com os mercados para onde comercializam os produtos?

Agora outro exemplo, o nosso país irmão, o Brasil. No total, existem 174 e dessas 140 no BRC Food. Isso é que me espantou visto a dimensão do país. Porque será que só existem estas empresas com BRC? No Brasil privilegiam outro tipo de certificações? Se sim, quais?
Comparando com um país vizinho da América do Sul, a Argentina que tem 164 empresas certificadas e 152 em BRC Food.

E que mais informações gostariam de saber?
Deixem as vossas opiniões nos comentários.

Obrigada.

Ficheiro com as estatísticas : https://docs.google.com/spreadsheets/d/1O5PLv5xQv6JcUhSDOo_XxuDYkypptG3qXv8RM8QoQRA

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may like