single-image

Precisa de converter um formato XML para Excel (eventualmente CSV)?

Por causa das plataformas electrónicas um cliente estava a ter dificuldades com o formato XML fornecido.

Obviamente que um XML tem tudo certinho direitinho, mas só para informático ver, porque para o armazém despachar encomendas com um XML não serve de nada 🤦‍♀️!

1º passo, vou assumir que já tem um ficheiro XML válido (um XML é muito sensível, tem que ter a formatação certa, e não ter espaçamento antes da tag inicial <?xml ). Senão tiver, esta dica não vai servir de nada (sorry !).

2º passo, importar o XML para o Excel.

Abra o Excel.

Inicie um novo documento em branco.

É necessário caso não tenha ainda, activar o separador de “Programador”. Para isso deve clickar com o botão do rato do lado direito numa parte do friso superior que não tenha nada e depois escolher a opção “Personalizar o Friso”.

No alt text provided for this image

Do lado direito deve seleccionar a opção “Programador” e gravar carregando em baixo OK.

No alt text provided for this image

Esta operação estará bem sucedida se já aparecer o separador Programador que por sua vez , dentro da subárea de XML, permitir carregar na “Origem”:

No alt text provided for this image

Deve depois carregar no botão do lado direito – Mapas XML – e conforme a janela que abre, seleccionar e escolher o ficheiro que tem o mapa XML.

No alt text provided for this image

Nota: ao escolher um ficheiro, pode dar um erro que não existe este mapa e o próprio excel vai escolher a estrutura. Pode dar o OK .

No alt text provided for this image

Ao fazer isto, os campos existentes no XML vão aparecer do lado direito e pode por sua vez arrastar campo a campo para a folha de excel para a coluna que deseja. Uma maneira mais fácil para colocar todos de uma vez, é seleccionar todos os campos por carregar no campo de topo e arrastar toda a seleção para a primeira coluna :

No alt text provided for this image

Por último deve voltar ao separador de programador e fazer “Actualizar Dados” :

No alt text provided for this image

A partir daí os dados aparecem nas colunas e podem ser trabalhadas como um excel normal, eventualmente copiados para outro lado. E com sorte salvou o dia e pode celebrar !

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may like